terça-feira, 28 de junho de 2016

Pizza de glúten



Oi gente, eu sei que a moda agora é fugir do glúten, todos tem buscado alimentos sem glúten, ahaha ainda bem que nunca gostei muito de moda! :D Bem, na dieta Duan não podemos ingerir farinha de trigo, o que complica a existência de pães e pizzas no cardápio... Contudo, a farinha de glúten é um tolerável, sendo permitida desde que se consuma no máximo 100 g dia sim, dia não. Bem, com essa receita de pizza você faz dois discos grandes, de cerca de 30 cm a partir de 200 g de farinha de glúten, logo, lhe é permitido comer uma pizza inteira! ahahaha Eu costumo fazer um disco de pizza para comer na hora e com a massa restante faço dois calzones, pré asso e congelo. Como apenas metade da pizza, ou seja, 50 g de farinha de glúten, pois mesmo sendo permitido o consumo de 100 g da farinha, a pizza não é só a massa né!?! A farinha de glúten é bem branquinha, como farinha de trigo e você encontra no mercado municipal, na feira ou mesmo nessas casas de "coisas verdes", eu costumo comprar um pacote de 200 g por R$ 2,80. A primeira vez que comprei eu tomei um susto, comprei na feira, a massa que formou tinha uma cor muito escura e era extremamente pegajosa, não absorvia bem o líquido, era difícil de manusear e de abrir... Olha essa foto:

Mesmo desconfiada eu assei, pois além de tudo sou cientista, e por definição: curiosa! rsrsrs A massa cresceu mas não ficou com uma cara lá muito simpática, o pão tinha uma textura "puxenta" e o sabor não era muito agradável... Joguei a massa e os pães fora mas como boa brasileira, não desisti! Busquei outro fornecedor, encontrei a bendita farinha numa loja "vá de verde" ou "mundo verde" ou algo do tipo... Aí sim!!! A massa ficou lindaaaa!!! Fiz exatamente a mesma receita que havia feito com a outra farinha, mas dessa vez deu certo!! Vou colocar a receita no blog em breve! E usando essa mesma farinha eu consegui fazer essa receita de massa de pizza que compartilho agora com vocês, juro juradinho: ficou uma delícia!!! Super leve, fininha, a parte de cima macia e a parte de baixo crocante, exatamente como eu gosto! Super recomendo experimentarem a receita, e se por acaso a massa ficar com as características que falei acima, não desistam, busquem outro fornecedor, a busca será recompensada! Além de comer pizza fazendo dieta você vai experimentar uma massa simplesmente deliciosa!!! Os ingredientes para a massa são:

- 1 ovo pequeno
- 50 mL de leite morno
- 1 c s de fermento biológico
- 1 c de chá de requeijão light
- 200 g de farinha de glúten
- farinha de glúten ou amido de milho (também é m tolerado na dieta Dukan) para enfarinhar a bancada e abrir a massa

Modo de fazer: dissolver o fermento químico no leite morno e reservar. Com um garfo, bater o requeijão com o ovo e misturar com a farinha de glúten, formando uma farofa, como mostrada no vídeo:




Adicione o leite morno contendo o fermente aos poucos e sove a massa até que fique homogênea, macia e soltando das mãos:




Se você for fazer duas pizzas divida a massa em duas e "boleie" a massa para que a fermentação ocorra de forma homogênea. Você pode usar as duas mãos quando a massa é maior, nesse vídeo eu apenas mostro a técnica. Forme uma concha com a mão (ou as mãos) ao redor da massa e faça movimentos circulares, pressionando levemente a massa. Ela dever ficar esférica e lisa:



Deixe a massa descansar por pelo menos uma hora, abra a massa com o auxílio de um rolo de massa, acomode-a na forma, faça furinhos com um garfo para evitar que ela se deforme pela formação de bolhas de ar e leve ao forno pré-aquecido por cerca de cinco minutos. Recheie a gosto, retorne ao forno para derreter o queijo e bom apetite!!! Essa pizza eu teve recheio de carne seca (dessalgada, cozida e desfiada previamente), tomate, cebola, cebolinha, azeitona, mussarela light e orégano. 



Para o molho:
- 2 unidades de tomate pelado amassado com um garfo
- 1 dente de alho pequeno espremido
- 1 pitada de sal
- 1 fio de azeite

Modo de preparar: levar todos os ingredientes ao fogo numa frigideira antiaderente, misturar bem, deixar ferver e espalhar sobre a massa da pizza pré-assada.

Depois de assada fica linda, assim:



E voilá, pizza enquanto faz dieta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário